sábado, 29 de março de 2014

Manual Para Iniciantes Na Arte Com Feltro

Quer começar a trabalhar com feltro e não sabe por onde começar? Esse manual com certeza irá te ajudar!

1- Como escolher o Feltro?
A escolha do feltro determinará o sucesso do seu trabalho, pois existem varias marcas, mas é preciso escolher um de qualidade para que a peça confeccionada fique impecável. Os melhores são os mais firmes e mais lisos, que não desfiam com facilidade e não são muito porosos.






2 - Como cortar o feltro?
Existe máquina para cortar feltro, porém as facas de corte são caras e com poucas opções, existem máquinas artesanais com preço mais acessível e a opção de encomendar facas, mas eu corto tudo com uma boa tesoura própria para tecido da Tramontina, mas a Mundial também é ótima, o importante é que a tesoura esteja bem afiada para não mastigar o feltro. O corte perfeito também determina a delicadeza da peça depois de pronta.



3 - Como usar os moldes de feltro?
A melhor maneira é imprimir o desenho, colocar uma folha de acetato por cima e riscar o contorno do desenho com caneta permanente, aquelas que usamos para escrever em mídias de DVD, também serve como molde, aquelas folhas de raio-x e pastas de plástico transparentes. Risque o contorno do desenho como mostra nas fotos abaixo, depois é só recortar e está pronto seu molde para ser usado quantas vezes quiser, uma dica para guardar é separar em saquinhos com etiquetas ou a foto da peça que se faz com aquele molde, assim ficará mais fácil achá-lo quando quiser fazer novamente.



4 - Como riscar o molde no feltro?
Para riscar eu indico a mesma caneta permanente de dvd, porque seca rápido e não mancha o feltro, depois recorte por dentro do desenho eliminando totalmente o risco da caneta. Em cores escuras, use giz de alfaiate, caneta gel branca ou prata, lápis de olho branco, lápis de cor branco, giz de cera branco. Eu uso a marca Pilot.



5 - Como colar o feltro?
A melhor maneira de colar peças grandes é com cola quente, mas cuidado para não deixar esparramar, pq se a cola aparecer o acabamento da peça fica feio. Para colar peças pequenas, sugiro a cola de silicone.






6 - Como casear?
Para quem não sabe costurar a mão, indico este vídeo: 



Como Fazer Micro Caseado



7- Qual linha eu uso para casear?
Eu prefiro as meadas de ponto cruz porque possuem todas as cores do feltro, nesse caso pegue a linha de bordar que vem com 6 fios, corte uns 50 cm aproximadamente, separe e use somente 1 fio da meada. Também é possível casear com linha de crochê fina e com linha de pesponto. As linhas de bordar são vendidas por meadas separadas e por caixas coloridas. 

8 - Qual o enchimento usado no feltro?
O melhor enchimento é a fibra de silicone, porque é bem macia e deixa as peças de feltro super fofinhas e gostosas de apertar. Para peças mais retas como as que são caseadas em quadrinhos ou apliques em roupas, usa-se a manta acrílica na espessura desejada. Use um lápis ou pincel velho para ajudar a empurrar o enchimento em partes pequenas da peça.



9 - Como juntar as partes caseadas na peça?
Eu indico esse vídeo.





10 - Como desenhar no feltro para fazer rostinho?
Raspe levemente o feltro com uma gilete. Use o marcador permanente para desenhar os olhinhos por exemplo. Depois com um pincel bem fino e tinta de tecido, contorne o desenho e depois pinte por dentro, aguarde secar bem antes de continuar a manusear a peça para não borrar. Também pode usar pérolas pretas para fazer os olhos



11 - Como calcular o preço do produto?

a)   Calcular quanto gastamos de matéria-prima para fazer nosso produto.
Nessa etapa, é preciso calcular o valor desde a matéria-prima principal do produto até a embalagem e a etiqueta utilizadas. Caso  tenha sido necessário transportar a matéria-prima, este também deve ser posto no cálculo.
b)      Calcular nosso trabalho:
O fazer artesanal é uma atividade profissional assim como tantas outras e é preciso receber por este trabalho.
Nessa etapa, é necessário calcular a quantidade de horas gastas para fazer o produto, e deve ser considerado somente o tempo de manuseio da peça. Como normalmente podem ser feitas várias peças ao mesmo tempo, é preciso calcular a quantidade exata de peças feitas por período.
No caso do artesanato, também se deve levar em conta o conhecimento intelectual do artesão, a questão do saber-fazer de tradição e o valor cultural agregado ao seu produto.
Dica: aquelas horas que paramos para comer, para esperar a peça secar, para conversar, assistir à novela ou torcer pelo nosso time de futebol não devem ser contadas. 
c)      Custo do produto
Depois que já sabemos quanto vale nosso trabalho e quanto gastamos de matéria-prima, somamos os dois e chegamos ao valor mínimo da peça, ou seja: se vendermos abaixo deste preço, haverá um prejuízo, o que quer dizer que ao invés de ganharmos dinheiro com nosso trabalho, estaremos perdendo.
d)      Lucro
Com o custo calculado, somamos a ele um percentual a mais, que normalmente varia entre 30% e 60%, dependendo do mercado. Dessa forma, soma-se ao valor da matéria-prima e do trabalho um dinheiro extra que é chamado lucro.
12 - Como ganhar clientes?
O artesanato tem a vantagem de se vender sozinho, pois uma pessoa vê e indica para outras, o segredo é trabalhar com amor e dedicação, caprichar no acabamento, pois um produto de qualidade se diferencia dos demais, se você fizer um trabalho bonito hoje, amanhã estará sendo indicada para outras pessoas e quando perceber vai estar dispensando encomendas por falta de tempo...

O Artesanato é trabalhoso, não nos deixa rica financeiramente mas o que ganhamos quando ouvimos um elogio, ou quando vemos o olhar de admiração de alguém por um objeto feito por nós, é algo indescritível e vale mais do que o dinheiro!!! 

Boa sorte para as iniciantes e para obter moldes, venha se juntar ao nosso grupo Moldes de Feltro e curta nossas páginas Mimo Artes e Apaixonados Por Feltro.

Gostou deste manual? Então deixe o seu comentário sobre o que achou e se ainda tem alguma dúvida! ;)

36 comentários:

Thamires Kristine Santos disse...

Muito bom esse manual. Já fiz algumas peças de feltro mas sei que ainda falta aprender muuuuuito.

Denise Lobo disse...

Parabéns pela forma clara que explicou todo o processo básico para trabalhar com feltro... agradeço sua disponibilidade.

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Obrigada meninas, espero ter ajudado um pouquinho, se tiverem outras dúvidas é só deixar mensagem :)

Camis disse...

Adorei!!!
Obrigada!!!

Panh Camilo disse...

Amei to louca para começar...

Gabriella Ramos disse...

Adorei era tudo que eu estava procurando!!!
Obrigada!!!!!

Maria Aparecida Martines Cidinha disse...

Muito útil as dicas,obrigada pelo.carinho de compartilhar,bjs!!!

Sonia Fazendo Artes disse...

Obrigada pelas dicas!

sandra machado disse...

Bom dia, amei as suas dicas vou comprar as apostilas, pois quero fazer para o aniversario do meu filho. Sou iniciante e aprendi muito com vc obrigada bjjj.

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Obrigada Sandra, e bem vida ao blog ;)

Adriana Oliveira disse...

Ótimas dicas! Obrigada!

Unknown disse...

Amei as dicas...muito importante tudo...grata!!!

Leda Ribeiro disse...

Amei as dicas...muito importante tudo...grata!!!

servita souza disse...

Tenho muita vontade aprender fazer bonecos, a forma clara e objetiva que você nos ensina fica fácil de aprender.Obrigada pelas dicas. Como posso adquirir apostilas?

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Oi Servita, para ver os temas, valores ou adquirir as apostilas, acesse: http://mimo-artes.blogspot.com.br/p/apostilas.html Lá tem as formas de pagamento por depósito em conta da Caixa, Banco do Brasil, PagSeguro e Paypal ;)

Alexandra Peticoff disse...

Adorei as explicações, sou iniciante, porém estou praticando ainda. Agora sei porque meus trabalhos saem grosseiros. Tudo drpende da qualidade dos materiais e esse do feltro já estava desconfiada. Porque tem feltro que ao casear ele desfia. Muito obrigada pelas dicas!

graziele disse...

Muito útil adorei !!

graziele disse...

Muito útil adorei !!

Sweet Words or Not disse...

Quanto amor no seu coração!
Dividir o conhecimento é um dom! Deus abençoe você cada vez mais!

Carolina Nascimento disse...

Adorei tudo que disse!! Obrigada! Gostaria de uma dica sobre a compra de feltro.. para comecar vc aconselhar comprar algumas cores e já deixar de estoque? Ou ir comprado de acordo com as encomendas? E teria uma dica de onde comprar?

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Oi Carolina, eu comecei comprando meio metro de cada cor de acordo com as encomendas, hoje graças a Deus já tenho muitos metros de todas as cores, mas pra começar, vá comprando as cores das encomendas, pq sempre sobra pra completar outros trabalhos... ;)

Juliana Malani disse...

Oi Simone, os vídeos que vc postou aqui não aparecem, tem como vc me passar os links?

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Oi Juliana, seu pc deve estar bloqueando os videos, eu acabei de clicar em todos e estão funcionando normal...tente abrir em outro navegador ou veja se o seu não está bloqueando a abertura dos vídeos ;)

Juvenília Alexandrino disse...

Poderia me indicar aonde comprar material para trabalhar com feltro?

Juvenília Alexandrino disse...

Poderia me indicar aonde comprar material para trabalhar com feltro?

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Oi JUvenília, eu costumo comprar no site da Santa Fé... o endereço é esse:
https://www.artye.com.br/index.php?route=common/home

Elaine Tezza disse...

Muito bom!
isso vale também para peças que tem enchimento? ex, unir braçinhos com enchimento no corpo?

obrigada.

Graziela Alves de Freitas disse...

Obrigada pelas informações, foram e serão muito úteis!
Tirou muitas dúvidas.

Nilma disse...

Bom dia , estou muito curiosa para aprender a fazer , não tenho noção alguma. Será que vende livros com moldes ? Quero aprender fazer a branca de neve para o aniversário da minha netinha

Nilma disse...

Bom dia , estou muito curiosa para aprender a fazer , não tenho noção alguma. Será que vende livros com moldes ? Quero aprender fazer a branca de neve para o aniversário da minha netinha

Simone Fonseca de Sousa Prudencio disse...

Bom dia Nilma, clique em Apostilas lá em cima, eu tenho a apostila com moldes e passo a passo da Branca de Neve ;)

Atelier Judy Artes disse...

Obrigada ajudou muito

Naiany Castro disse...

muito bom , estou iniciando agora e aprendi muuuiiito! obrigada

Ingrid Pinho Dias Castro disse...

Agora eu sei por onde começar. Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

Unknown disse...

Gostei bem explicado

Renda Renascença em Brasília! disse...

Muito bom esse manual! Obrigada pelas dicas!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...