Cadastre seu e-mail

Manual Para Iniciantes Na Arte Com Feltro

Quer começar a trabalhar com feltro e não sabe por onde começar? Esse manual com certeza irá te ajudar!


1- Como escolher o Feltro?
A escolha do feltro determinará o sucesso do seu trabalho, pois existem varias marcas, mas é preciso escolher um de qualidade para que a peça confeccionada fique impecável. Os melhores são os mais firmes e mais lisos, que não desfiam com facilidade e não são muito porosos.





2 - Como cortar o feltro?
Existe máquina para cortar feltro, porém as facas de corte são caras e com poucas opções, existem máquinas artesanais com preço mais acessível e a opção de encomendar facas, mas eu corto tudo com uma boa tesoura própria para tecido da Tramontina, mas a Mundial também é ótima, o importante é que a tesoura esteja bem afiada para não mastigar o feltro. O corte perfeito também determina a delicadeza da peça depois de pronta.



3 - Como usar os moldes de feltro?
A melhor maneira é imprimir o desenho, colocar uma folha de acetato por cima e riscar o contorno do desenho com caneta permanente, aquelas que usamos para escrever em mídias de DVD, também serve como molde, aquelas folhas de raio-x e pastas de plástico transparentes. Risque o contorno do desenho como mostra nas fotos abaixo, depois é só recortar e está pronto seu molde para ser usado quantas vezes quiser, uma dica para guardar é separar em saquinhos com etiquetas ou a foto da peça que se faz com aquele molde, assim ficará mais fácil achá-lo quando quiser fazer novamente.



4 - Como riscar o molde no feltro?
Para riscar eu indico a mesma caneta permanente de dvd, porque seca rápido e não mancha o feltro, depois recorte por dentro do desenho eliminando totalmente o risco da caneta. Em cores escuras, use giz de alfaiate, caneta gel branca ou prata, lápis de olho branco, lápis de cor branco, giz de cera branco. Eu uso a marca Pilot.



5 - Como colar o feltro?
A melhor maneira de colar peças grandes é com cola quente, mas cuidado para não deixar esparramar, pq se a cola aparecer o acabamento da peça fica feio. Para colar peças pequenas, sugiro a cola de silicone.






6 - Como casear?
Para quem não sabe costurar a mão, indico este vídeo: 





7- Qual linha eu uso para casear?
Eu prefiro as meadas de ponto cruz porque possuem todas as cores do feltro, nesse caso pegue a linha de bordar que vem com 6 fios, corte uns 50 cm aproximadamente, separe e use somente 1 fio da meada. Também é possível casear com linha de crochê fina e com linha de pesponto. As linhas de bordar são vendidas por meadas separadas e por caixas coloridas. 

8 - Qual o enchimento usado no feltro?
O melhor enchimento é a fibra de silicone, porque é bem macia e deixa as peças de feltro super fofinhas e gostosas de apertar. Para peças mais retas como as que são caseadas em quadrinhos ou apliques em roupas, usa-se a manta acrílica na espessura desejada. Use um lápis ou pincel velho para ajudar a empurrar o enchimento em partes pequenas da peça.



9 - Como juntar as partes caseadas na peça?
Em breve postarei o video...



10 - Como fazer rostinho?
Geralmente usamos pérolas pretas para fazer os olhos. Mas também é possível pintar com tinta de tecido.


     



11 - Como calcular o preço do produto?

a)   Calcular quanto gastamos de matéria-prima para fazer nosso produto.
Nessa etapa, é preciso calcular o valor desde a matéria-prima principal do produto até a embalagem e a etiqueta utilizadas. Caso  tenha sido necessário transportar a matéria-prima, este também deve ser posto no cálculo.
b)      Calcular nosso trabalho:
O fazer artesanal é uma atividade profissional assim como tantas outras e é preciso receber por este trabalho.
Nessa etapa, é necessário calcular a quantidade de horas gastas para fazer o produto, e deve ser considerado somente o tempo de manuseio da peça. Como normalmente podem ser feitas várias peças ao mesmo tempo, é preciso calcular a quantidade exata de peças feitas por período.
No caso do artesanato, também se deve levar em conta o conhecimento intelectual do artesão, a questão do saber-fazer de tradição e o valor cultural agregado ao seu produto.
Dica: aquelas horas que paramos para comer, para esperar a peça secar, para conversar, assistir à novela ou torcer pelo nosso time de futebol não devem ser contadas. 
c)      Custo do produto
Depois que já sabemos quanto vale nosso trabalho e quanto gastamos de matéria-prima, somamos os dois e chegamos ao valor mínimo da peça, ou seja: se vendermos abaixo deste preço, haverá um prejuízo, o que quer dizer que ao invés de ganharmos dinheiro com nosso trabalho, estaremos perdendo.
d)      Lucro
Com o custo calculado, somamos a ele um percentual a mais, que normalmente varia entre 30% e 60%, dependendo do mercado. Dessa forma, soma-se ao valor da matéria-prima e do trabalho um dinheiro extra que é chamado lucro.
12 - Como ganhar clientes?
O artesanato tem a vantagem de se vender sozinho, pois uma pessoa vê e indica para outras, o segredo é trabalhar com amor e dedicação, caprichar no acabamento, pois um produto de qualidade se diferencia dos demais, se você fizer um trabalho bonito hoje, amanhã estará sendo indicada para outras pessoas e quando perceber vai estar com a agenda cheia.

Mas lembre-se de tirar boas fotos e postar em suas redes sociais, isso ajudará muito a ter clientes.

Boa sorte para as iniciantes e para obter moldes, clique no link: APOSTILAS

Gostou deste manual? Então deixe o seu comentário sobre o que achou e se ainda tem alguma dúvida! ;)

Visitantes

contador de visitas tumblr